
Foto: Divulgação
A partir desta segunda-feira (19), os cearenses passaram a contar com acesso direto a um dos maiores hubs aéreos da Europa: Madrid. A nova rota Fortaleza–Madrid, operada pela companhia aérea Iberia, terá voos inicialmente às segundas, quintas e sábados, com previsão de ampliação progressiva da frequência ao longo de 2026.
O primeiro voo vindo da Espanha pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins por volta das 17h e foi recebido com o tradicional “batismo” da aeronave. A cerimônia contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário do Turismo, Eduardo Bismarck; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; além de autoridades e representantes do setor.
Durante o evento, o governador destacou a relevância estratégica da nova conexão. “Vamos vivenciar um novo momento da economia com essa conexão do Mercosul com a União Europeia. Estamos dando um passo muito importante para o turismo e para a economia cearense. Quero agradecer a todos que fazem o turismo do Ceará. Seguimos juntos, criando mais oportunidades para o nosso povo”, afirmou.
O secretário Eduardo Bismarck ressaltou o planejamento por trás da nova rota e os impactos econômicos esperados. “Esse voo é fruto de um trabalho estratégico e profissional, com apoio do governador. Crescemos no turismo internacional e também no doméstico. Em 2025, anunciamos quatro novos voos internacionais, todos com excelente aceitação. Apenas essa rota com a Iberia deve injetar mais de R$ 120 milhões na economia cearense até o final de 2026”, projetou.