HOME Notícias
Ceará assina memorando com consórcio europeu para produção de Hidrogênio Verde

Essa é a 11ª empresa que fecha parceria com o Estado para produção de H2V

Foto: Divulgação Governo do Ceará 

O governador Camilo Santana (PT) assinou na manhã desta quarta-feira, 27, o 11º memorando de entendimento para produção de Hidrogênio Verde (H2V) no Complexo do Pecém, no Ceará. O líder do Executivo Estadual está em Roterdã, na Holanda, e firmou a parceria com o consórcio Transhydrogen Alliance, formado pelas empresas Proton Ventures, Trammo, Global Energy Storage e VARO.

A previsão é que o investimento seja de US$ 2 bilhões nos próximos anos e a proposta é produzir pelo menos 500 mil toneladas de hidrogênio verde por ano, que equivalem a cerca de 2,5 milhões de toneladas de amônia verde.

“Esse é um passo importante para a descarbonização do mundo. Estamos em uma grande força-tarefa para transformar o Ceará em um HUB de Hidrogênio Verde, que é o combustível do Futuro. O mundo inteiro procura alternativas para reduzir a emissão de poluentes. Além disso iremos mudar a realidade socioeconômica do Ceará com novas oportunidades de emprego e renda para os cearenses”, destacou o governador Camilo Santana, em nota enviada para a imprensa. 

O hidrogênio é uma substância que não se encontra disponível em estado puro. Assim, quando é separado de outras substâncias de forma renovável, é chamado de “hidrogênio verde”. A tecnologia de separação será o processo químico chamado de eletrólise que, pelo uso de correntes elétricas a partir da geração solar ou eólica de energia, resulta na separação do hidrogênio sem a necessidade de combustão e sem emissões de dióxido de carbono na atmosfera. 

Outras empresas de H2V no Ceará

No dia 13 de outubro, o Ceará havia assinado parceria com outras quatro empresas para investimentos no H2V. As empresas que firmaram parceria neste dia, todas nacionais, são a Eneva, a Diferencial Energia, Hytron e a H2helium Energia.

Além delas, o Estado já fechou parceria com as australianas Energix Energy e Fortescue, a francesa Qair, a White Martins e Neoenergia, que já assinaram os memorandos entre os meses de fevereiro e setembro. A EDP anunciou no mês passado a primeira usina de H2V do Ceará, que já deve iniciar operação em 2022.

Ainda em sua viagem, Camilo deverá se dirigir para a Alemanha para assinar um acordo com uma empresa local. 

Viagem do Governador

O governador tem participado de diversos encontros e reuniões durante essa semana. Na tarde de ontem, o líder do executivo esteve em reunião com o embaixador do Brasil na França, Luiz Fernando de Andrade Serra, para tratar das oportunidades de negócios para o Ceará. 

Ainda em outubro, Camilo irá para Glasgow, na Escócia, para abertura da COP26, principal conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

PUBLICIDADE