HOME Notícias
Comitiva do Governo viaja para a Espanha para conhecer projetos de hidrogênio verde

O convite foi feito pela empresa Neoenergia, controlada pela espanhola Iberdrola, que recentemente firmou uma parceria com o Ceará


Uma comitiva do Governo do Ceará está na Espanha para conhecer projetos de energia a partir do hidrogênio verde. A missão técnica é composta por membros da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), do Complexo do Pecém, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

O convite foi feito pela empresa Neoenergia, controlada pela espanhola Iberdrola, que recentemente firmou uma parceria com o Ceará para implantar um projeto piloto de transporte público movido a hidrogênio verde. A comitiva também é de interesse do Estado, visto que o Ceará possui pelo menos 16 projetos em negociação para investimentos no formato de energia. 

O hidrogênio é uma substância que não se encontra disponível em estado puro. Assim, quando é separado de outras substâncias de forma renovável, é chamado de “hidrogênio verde”. A tecnologia de separação será o processo químico chamado de eletrólise que, pelo uso de correntes elétricas a partir da geração solar ou eólica de energia, resulta na separação do hidrogênio sem a necessidade de combustão e sem emissões de dióxido de carbono na atmosfera. 

“Está sendo um momento muito rico. Uma excelente oportunidade de aprofundar os conhecimentos que serão de grande relevância na implantação do nosso Hub de H2V no Ceará”, ressaltou a secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, em nota enviada para a imprensa. 

A comitiva já visitou o Centro Nacional do Hidrogênio, um centro de pesquisa financiado pela União Europeia, onde foi possível conhecer diversos projetos relacionados ao projeto da energia. Também visitaram a unidade industrial em construção, localizada na planta da Fertiberia, que será operada pela Iberdrola.

Na comitiva, também estavam presentes o presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa, Diretores do Complexo, Duna Uribe e Fábio Abreu, Superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes , pelo Coordenador do Núcleo de Energia da Fiec, Joaquim Rolim, Reitor da UFC, Cândido Albuquerque, Pró-Reitor de Relações Internacionais e Institucionais da UFC, Augusto Teixeira

PUBLICIDADE