A Fundação Oswaldo Cruz alcançou 125 anos de uma sólida trajetória e foi homenageada em Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Os 17 anos da Fiocruz Ceará também foram reverenciados no evento, que reuniu autoridades da saúde, da política e do meio empresarial na noite de 16 de julho de 2025.
A solenidade evidenciou a contribuição da instituição para o desenvolvimento da ciência, da saúde pública e da economia em nível nacional e estadual.
O governador Elmano de Freitas, o senador Cid Gomes e o ministro Camilo Santana foram homenageados pelo papel desempenhado na consolidação e no fortalecimento da Fiocruz. Antônio Carlile Holanda Lavor, Paulo Ernani Gadelha Vieira, Nísia Trindade Lima e Mário Santos Moreira também receberam congratulações.
Criada para combater a peste bubônica, a Fiocruz iniciou suas atividades em maio de 1900 e se consolidou como referência mundial em saúde pública, pesquisa científica e inovação tecnológica.
No Ceará, foi oficialmente implantada em junho de 2008 e se firmou como polo de excelência em pesquisa e formação de profissionais de saúde. A unidade cearense projeta seu futuro como centro de inovação em saúde, com sede no município do Eusébio, promovendo soluções tecnológicas e fomentando a economia da saúde estadual.
Confira as fotos de Paulo Máximo: