HOME Notícias
Ivanildo Nunes apresenta a coleção Manifesto em Prol do Artesanato Cearense em Paris


Foto: Anderson de Deus

O estilista cearense Ivanildo Nunes voltou a encantar a capital francesa ao apresentar, pelo segundo ano consecutivo, seu desfile na Semana de Moda de Paris. Desta vez, o criador transformou a passarela do Paris Fashion Air em um verdadeiro tributo às tradições manuais do Nordeste com a coleção inédita “Manifesto em Prol do Artesanato Cearense”, um ato de resistência cultural e valorização dos saberes populares.

 

Reconhecido por transformar o artesanato nordestino em alta-costura, Ivanildo trouxe à cena parisiense peças que exaltam técnicas tradicionais em risco de desaparecimento, como a renda de bilro, o labirinto em organdi, o crochê, a renascença e os bordados Richelieu e cheio. “Ao inseri-los na passarela parisiense, levanto um chamado urgente sobre a importância de preservar e valorizar saberes que correm o risco de desaparecer”, destacou o estilista.

 

O desfile apresentou ainda três vestidos inspirados em Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças, homenageando a religiosidade e a fé das artesãs nordestinas. A emoção se multiplicou com a presença de brasileiras que simbolizam a força e a beleza da mulher do Nordeste: Juliana Christopher (Miss Top Latina France 2023), Teresa Santos (Miss Brasil 2021), Niara Meireles (apresentadora da TV Globo Ceará), Walentina Silva (modelo e atriz) e Edith Gomes (influencer). A modelo francesa Lia Mary completou o elenco, representando Nossa Senhora de Fátima.

 

Cada peça do “Manifesto” foi desenvolvida em parceria com comunidades artesanais do Ceará, especialmente de Juazeiro do Norte, onde tecidos foram pintados à mão e detalhes foram bordados por mãos experientes que guardam gerações de histórias.

 

“Mais do que moda, este é um grito pela continuidade da nossa cultura. O artesanato brasileiro é o DNA da minha marca, e quero que ele seja motivo de orgulho dentro e fora do país”, declarou Ivanildo.

 

Na mesma semana, o estilista apresentou também a coleção “Memórias”, durante o Fórum do Amanhã, no Hôtel de l’Industrie, em Paris, com apoio da Embratur. A proposta revisitou seu icônico desfile de 2015 no Dragão Fashion Brasil, unindo nostalgia, sofisticação e o toque artesanal que se tornou sua marca registrada.

 

PUBLICIDADE