HOME Notícias
Pio Rodrigues tem cerimônia de posse administrativa na Academia Cearense de Letras

O empresário irá ocupar a cadeira de nº 17, antes de posse do jurista Paulo Bonavides - falecido em outubro de 2020 -, e que tem como patrono o escritor e historiador Joaquim Catunda

Foto: Divulgação

O poeta e empresário Pio Rodrigues foi empossado na Academia Cearense de Letras (ACL) em solenidade virtual realizada na última quinta-feira, 2. A posse é administrativa, visto que a Academia ainda não pôde realizar o evento oficial devido à pandemia, mas já oficializa a entrada do escritor. O momento ocorreu na residência do presidente da Academia, Lúcio Alcântara, e contou com a participação de uma comitiva da diretoria da entidade.

O empresário irá ocupar a cadeira de nº 17, antes de posse do jurista Paulo Bonavides - falecido em outubro de 2020 -, e que tem como patrono o escritor e historiador Joaquim Catunda.

Presidente da C. Rolim Engenharia, Pio Rodrigues é conhecido na literatura principalmente por seus poemas e composições, tendo inclusive feito uma reflexão sobre o coronavírus em abril de 2020. Em 2019, foi homenageado na segunda edição da Medalha Iracema pelo trabalho desenvolvido por Fortaleza.

“Recebo com muita honra, gratidão e humildade o título de Membro da Academia Cearense de Letras. E me confesso motivado me entusiasmado com esse novo propósito. Aos agora colegas acadêmicos, agradeço orgulhosamente por me permitirem conviver e trabalhar com o mais elevado, seleto e qualificado quadro da intelectualidade e das letras da nossa sociedade”, declarou Pio Rodrigues Neto, em seus discurso. Sua mãe, Edyr Rolim, foi homenageada durante a noite. 

“Eu o considero uma excelente aquisição para a Academia. É uma pessoa com muita sensibilidade social e cultural, se destacando como um empresário que tem essa capacidade de ver além do âmbito no seu negócio. É autor de dois livros de poesia, de letras de música, de forma que ele vai dar uma grande contribuição à Academia. Ele está sendo muito bem recebido”, destacou o presidente da Academia, o escritor e médico Lúcio Alcântara. 

Prevista no regulamento da ACL, a posse administrativa acontece em casos excepcionais, quando não se consegue empossar o novo imortal no prazo de seis meses após as eleições. Entretanto, Lúcio Alcântara ressalta que a festividade formal ainda irá acontecer. “Assim que a regulamentação do governo do Estado permitir, nós faremos essa reunião festiva, porque ele tomou posse administrativa, como prevê nosso estatuto, mas haverá uma reunião festiva quando a pandemia permitir”.

 

PUBLICIDADE