Siga-nos:
CAOS

Dispara o número de casos de Covid-19 no sistema penitenciário

10 de ago. de 2020 - 18:30
Dispara o número de casos de Covid-19 no sistema penitenciário
Foto: Divulgação

O sistema penitenciário cearense registrou aumento de 21% dos casos de Covid-19 em menos de um mês. Os dados englobam internos e policiais penais contaminados pelo novo coronavírus. Do dia 1º ao dia 31 de julho, as confirmações de Covid-19 nos presídios do Ceará chegaram a 1.141. O levantamento aponta que, no último dia 31, eram 431 policiais penais, 632 presos e 78 colaboradores internos infectados. Ao todo, já foram feitos quase 6 mil testes. Entre os internos, 3 morreram, 76% estão recuperados, 7,2% receberam alvará de soltura e o restante continua em tratamento em hospitais da rede pública de saúde ou na enfermaria máxima de saúde, na Região Metropolitana.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, em um mês, o número de infectados pela Covid-19 em penitenciárias brasileiras aumentou 82%. A quantidade de diagnósticos positivos se aproxima de 20 mil. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, sete em cada 10 agentes penitenciários no País estão com a saúde mental abalada diante da pandemia. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que as medidas de prevenção e combate à Covid-19 seguem conforme o plano divulgado no início da pandemia.

O uso da máscara, associado ao distanciamento social e à higienização regular das mãos, pode ser ainda mais eficaz para evitar a transmissão do coronavírus e mitigar a pandemia. Aglomeração de pessoas e a conversa muito próxima entre dois indivíduos, sem uso de máscaras, aumentam consideravelmente o risco de transmissão da Covid-19.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade