HOME Notícias
TSE amplia tempo de votação em uma hora

O novo horário de votação é agora é entre 7h e 17 horas.


Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira ampliar o horário da votação das Eleições Municipais de 2020 em uma hora devido à pandemia do novo coronavírus. A proposta é tentar reduzir possíveis aglomerações nos locais de votação e possibilitar mais tempo para os eleitores. A decisão foi feita pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, que também destacou a improtância das eleições para a promoção da democracia. 

O novo horário de votação é agora é entre 7h e 17 horas e vale para o primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro, e para o segundo, no dia 29 de novembro. 

Barroso descartou a possibilidade de estender o horário para além das 17 horas. Segundo o ministro, em “muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência”. A mensagem foi disponibilizada pelo site do Tribunal. 

O TSE também decidiu um horário de votação preferencial para pessoas de mais de 60 anos, consideradas grupos de risco do novo coronavírus, de 7h às 10 horas. A decisão foi realizada em conjunto com consultoria sanitária da Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein.

O ministro também adiantou que serão disponibilizadas 7,5 milhões de máscaras e 1 milhão e 800 mil proteções faciais para todos os mesários, que também terão frascos de álcool em gel, que serão disponibilizado também para pessoas que forem para a votação. A recomendação para os eleitores é que usem máscara própria. No Ceará, é inclusive proibido permanecer em locais públicos e privados sem máscara, com possibilidade de multa. 

 

PUBLICIDADE