HOME Notícias
Indicada para todas as idades, a arteterapia é aliada para controlar estresse e ansiedade

A técnica não é considerada uma abordagem da psicologia, de forma que pode ser praticada por qualquer pessoa, com ou sem talento e afinidade com a arte

Foto: Divulgação

As cores que representam mais do que palavras, o movimento dos pincéis que estimula a tranquilidade e a expressão em nova linguagem que estimula o autoconhecimento. A arteterapia é técnica capaz de aliviar os sintomas causados pelo dia a dia e trabalhar traumas de forma terapêutica.

A técnica não é considerada uma abordagem da psicologia, de forma que pode ser praticada por qualquer pessoa, com ou sem talento e afinidade com a arte. Mais comum com crianças, a arteterapia pode ser trabalhada com diversas linguagens, entre pintura, escultura, dança, música etc. Aliada a sessões de psicologia e psicoterapia, a modalidade é uma forma de conseguir promover controle emocional e saúde mental. Sem contraindicações, a arteterapia trata a arte de forma simbólica e como uma forma de comunicação não verbal que pode fazer com que a pessoa consiga expressar o que as palavras não conseguem, também trabalhando para reduzir níveis de estresse e ansiedade. 

“A arteterapia é um processo no qual se busca trabalhar o autoconhecimento e a resolução de conflitos emocionais por meio da arte. Estes conflitos emocionais podem ser traumas, sentimentos em relação ao processo de adoecimento, problemas de autoestima, estresse, entre outros”, é o que ressalta o artista plástico e professor JSilva, que ministra em seu ateliê sessões da terapia desde 2003. 

Trabalhando com arte há 28 anos, JSilva destaca que viu na arteterapia uma forma de oferecer liberdade para o artista, e que ela tem sido inclusive uma resposta para controlar a ansiedade causada pela pandemia, além de oferecer espaços de socialização, solidariedade e escuta. Dessa forma, o ambiente por completo se torna uma sessão de terapia, não só o movimento do lápis e do pincel.

“Aqui é um local onde as pessoas abrem o coração, desfrutam, experimentam outras técnicas e vão se identificando. (...) A arteterapia é um alimento pra alma humana, as cores e as formas trafegam através de um olhar preciso, trazendo cura, liberdade e criatividade”, destaca o artista. Especialista em arte acadêmica, educacional, e conservação e restauro, o professor oferece sessões em grupos de até seis pessoas, uma vez por semana, com desenho e pintura. Cada aula tem duração de 3 horas. 

Serviço: 

Sessões de Arteterapia

Onde: Rua Rocha Lima, 395 - Centro 

Quanto: R$ 275 a mensalidade, com uma aula de 3 horas por semana

Informações: (85) 98804 1366

PUBLICIDADE