HOME Notícias
Arcebispo de Fortaleza presenteia Papa Francisco com imagem de São José


Fotos: Divulgação

Na Visita ad Limina Apostolorum dos Bispos do Ceará ao Papa Francisco, no período de 6 a 16 de maio, em Roma, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi Marques, aproveitou para entregar ao Sumo Pontífice uma imagem de São José esculpida especialmente para o momento.

“Gostaria de levar ao Santo Padre uma lembrança, imagem de São José, padroeiro do Ceará. Conhecendo seu trabalho, pensei em pedir um trabalho seu. Será muito significativo que um jovem pai de família possa ser o autor”. Foram estas as palavras de Dom José Antônio, ao artesão Glailton da Silva de Sousa, autor da obra. 

O artista é de Caridade, cidade localizada a 97 quilômetros de Fortaleza. A escultura de São José foi feita em madeira de cedro com o tamanho de 38 cm. “Fiquei muito feliz pela consideração que Dom José Antônio teve com o meu trabalho”, disse o autor da obra. 

O trabalho de esculpir na madeira começou a partir da curiosidade, aos 21 anos. “Eu sempre fui um cara muito curioso, um dia eu vi um senhor  fazendo uma colher de pau e eu falei para mim mesmo que saberia fazer. E como eu já sabia desenhar e pintar, ficou muito mais fácil começar a entalhar. Minha primeira peça foi um jumentinho de madeira”, recordou Glailton, que fez desta arte o sustento para a sua família. 

Glaiton já perdeu a conta de quantas obras fez, mas lembra da maior que já esculpiu. “Foi uma de Santa Dulce dos Pobres, com olhos de vidro em cedro policromado e envelhecido. Com a base, a imagem mede 1,80 m”, detalhou o artesão. A riqueza de detalhes impressiona, as veias, as rugas, tudo revela o talento do caridadense.

Uma escultura como esta que foi dada ao Papa leva em média 25 dias para ser feita, sem a pintura. O sertanejo conta que sua inspiração para o trabalho, “é a lembrança de ter passado muita fome e hoje eu não quero que isso aconteça com a minha família”. Com cinzel ou motosserra, a depender do tamanho da peça, Glailton mostra sua destreza no manejo das ferramentas que ajudam o artista a entalhar na madeira a imagem concebida antes na sua cabeça. 

Além da experiência que aprimora a técnica, Glailton já foi a Ouro Preto, em Minas Gerais, para um curso de Policromia. Agora foi a obra do autor que, levada de Caridade, cruzou o oceano até chegar a Cidade Eterna, para embelezar a galeria de presentes do Santo Padre.

PUBLICIDADE