HOME Notícias
Em carta, Bispo exorta que pandemia pode ter acentuado abandono da Eucaristia

"O longo período do confinamento abalou profundamente as nossas comunidades", declara.

Cardeal Antonio Marto, Bispo de Leiria-Fátima, em Portugal.  

O Bispo de Leiria-Fátima, a cidade onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos, em Portugal, Cardeal António Marto declarou escreveu uma carta ao seu rebanho expondo sua preocupação diante do arrefecimento da fé na Eucaristia e a pouca busca dos jovens por aquilo que é o centro da fé católica. A reflexão do Bispo sobre o tema se aprofundou com a pandemia, pois, segundo ele, “o longo período do confinamento abalou profundamente as nossas comunidades”.

 

"Notamos que bastantes pessoas ainda estão reticentes em participar na celebração dominical, dominadas pelo medo ou pelo comodismo. Sentimos tristeza e preocupação, particularmente com a ausência de pais, crianças e jovens. Não será o sinal de alarme e alerta de que a pandemia veio pôr a descoberto e acentuar o que já estava a acontecer, isto é, o abandono da celebração dominical por parte das novas gerações?', questiona o cardeal na carta pastoral Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e or irmãos. 

 

Em outro trecho, Dom Marto lamenta: "Nunca tínhamos imaginado ver as igrejas vazias, suspensas as celebrações comunitárias, a catequese e tantas atividades. A impossibilidade de aceder aos sacramentos, de receber a comunhão sacramental, de se encontrar com os irmãos e irmãs em comunidade, de celebrar um funeral religioso digno aos entes queridos falecidos, de viver confinados a Quaresma, a Páscoa e todo o tempo pascal, tudo isto constituiu uma dura provação”. 

 

Na carta, o Bispo reconhece que a crise oferece oportunidades e evidenciou criatividade na evangelização como as transmissões das celebrações por meio dos veículos de comunicação. Outros sinais elencados  pelo pastor dos católicos de Fátima foram a vivência da “experiência da fé em família e como família, qual pequena Igreja doméstica”; e "a necessidade da personalização da fé”, com o “desafio a uma pastoral de proximidade da Igreja em saída, próxima das pessoas, sobretudo das que mais sofrem”.

 

Com o retorno das celebrações presenciais o cardeal alertou para a tentação do comodismo e da virtualização da Missa. "A celebração da fé é encarnada, presencial, comunitária, relacional, de encontro, de afeto, de comunhão de irmãos e irmãs”, assegurou. Para o purputrado, vivemos na Igreja um tempo de "emergência Eucarística". "Não por heresias doutrinais como no passado, mas sobretudo pela indiferença e consequente abandono da celebração dominical como se fosse algo meramente opcional ou mesmo um fardo. Basta ver a debandada após o crisma e, mesmo já, após a primeira comunhão". 

 

Dom Marto expõe um panorama preocupante diante do atual cenário de abandono da Eucaristia, suas possíveis causas e outras motivações. "Constatamos a falta de enlevo, encanto, amor, atração e devoção a este sacramento, uma verdadeira desafeição e até desamor por parte de muitos cristãos que se afastam da celebração. Para este abandono contribuem fatores de ordem social, cultural, familiar, próprios do mundo e deste tempo em mudança. Mas as razões mais profundas são o esmorecimento da fé, a ignorância do verdadeiro significado deste sacramento para a vida cristã e também a falta de qualidade de certas celebrações. Não se ama o que não se conhece bem!", escreveu. 

Leia a carta na íntegra, aqui. 

PUBLICIDADE