HOME Notícias
Como funciona o algoritmo do Instagram? 6 dicas de como usar o algoritmo do Instagram a seu favor

O Instagram é talvez a plataforma de mídia social mais popular para muitos de nós. 

Repleto de muitos recursos divertidos, torna qualquer conexão e troca muito mais gratificante. 

Além disso, todo o sistema parece estar melhorando dia após dia, oferecendo um serviço sob medida para cada usuário individual. 

Então você pode estar com razão curioso sobre como isso funciona tão bem. Como as muitas atividades diárias são classificadas

Como a plataforma aprende a rastrear seus hábitos online? Como ela decide o que você quer ver primeiro no seu feed

Duas palavras-chave: algoritmo do Instagram. Eles são os únicos que nos ajudarão a responder todas essas perguntas no decorrer do artigo. 

No entanto, gostaríamos de lembrá-lo que a palavra "algoritmo" é realmente controversa no caso do Instagram. 

Em vez disso, há uma variedade de processadores que controlam os vários componentes da plataforma. 

No entanto, para uma melhor compreensão, vamos manter uma explicação em termos algorítmicos. 

Começamos com uma breve apresentação do conceito do algoritmo. 

Em seguida, vamos focar em dois exemplos especiais com feed posts e histórias. Finalmente, descobriremos como usar o algoritmo a seu favor.

Visão geral do algoritmo do Instagram

Como você provavelmente sabe, um algoritmo é simplesmente um conjunto de regras usadas para cálculos ou processos de resolução de problemas. 

No contexto das mídias sociais, ele atua principalmente como organizador de conteúdo. 

Simplificando, ele garante que você veja conteúdo social que você provavelmente gostará, não uma bagunça aleatória. 

E de acordo com a equipe de desenvolvimento do Instagram, também é melhor do que a ordem cronológica anterior que tínhamos na plataforma. 

Ainda assim, alguns usuários ainda estão confusos.

Talvez você seja um deles e se pergunte se e como é mais benéfico. Vamos escolher dois exemplos típicos: feed posts e histórias. 

Uma vez que entendemos como funciona para eles, podemos aplicar as mesmas considerações ao resto também.

Algoritmo de feed do Instagram

Vamos começar com a primeira e mais visível parte, o feed do Instagram. Você verá uma tela de boas-vindas quando abrir o aplicativo ou entrar na sua conta. 

É aí que o algoritmo do Instagram começa seu trabalho atualizando as fotos e vídeos exibidos.

Isso lhe dará exatamente o conteúdo que você deve descobrir naquele momento. Aqui estão os principais critérios que determinam o "olhar" do seu feed:

  • Informações sobre o artigo: Isso é basicamente tudo o que há para saber sobre um determinado post. Este pode ser o tipo de contribuição (foto ou vídeo), seu comprimento/duração (para vídeos) e/ou o tempo de publicação. Há também indicações do nível de popularidade do post (número de curtidas).
  • Informações sobre a postagem: É aqui que o usuário que postou o conteúdo é determinado. Pode ser um de seus amigos na plataforma. Se não, pode ser uma conta que você visita com frequência. Além disso, esta parte fornece informações sobre a frequência com que outras pessoas interagem com este pôster em particular.
  • Informações sobre a atividade: Entenda isso como sua própria atividade no Instagram. Isso inclui seus tipos preferidos de posts e seu envolvimento neles (ex: quantas vezes você curte e/ou comenta sobre eles).
  • Informações sobre a interação: Esta é uma combinação de ambos. Foca-se em sua atitude em relação às atividades de uma determinada postagem. Um exemplo típico é quando você interage com todo ou a maioria do conteúdo.

 

O algoritmo do Instagram coleta todas essas informações para obter um valor de juros. 

O conteúdo do seu feed é então projetado e priorizado de acordo com essa pontuação.

Algoritmo do Instagram Story

Agora que temos uma ideia do princípio básico do algoritmo, vamos ver como funciona o algoritmo do Instagram Story. 

Bem, é seguro que não seja realmente diferente do algoritmo de feed. As primeiras histórias que você vê em sua página são, é claro, as de suas contas favoritas. 

Lembre-se: quanto mais você interage ou mostra interesse em uma conta, mais o sistema irá conectá-lo a ela. 

Você já deve ter notado que a dinâmica real no Instagram é um pouco mais complexa do que isso. 

Afinal, as mídias sociais são como um trem onde uma carroça ou conteúdo sempre leva a outro. Caso contrário, toda a ideia de uma rede seria inútil.

Com isso, queremos dizer que o algoritmo do Instagram é capaz de cálculos mais globais. Ele está constantemente trabalhando para expandir e criar novas conexões. 

Isso também é possível graças aos dados coletados através do Stories. O algoritmo leva em conta o seguinte:

  • Tempo de observação: Ele determina se o usuário assistiu uma história até o fim ou pulou-a após alguns segundos. Esta é a primeira etapa de interesse.
  • Clique no perfil: Se a história fosse convincente o suficiente, o usuário poderia clicar no perfil para saber mais sobre a conta. Este é o segundo nível de interesse.
  • Mensagem direta (DM): O usuário achou a história e seu criador interessantes, o que leva a uma interação. Este é o terceiro nível de interesse.

O algoritmo usa uma série de outros parâmetros para avaliar o desempenho das histórias. 

Alguém que liga notificações de histórias ou compartilha histórias de outra conta é um bom sinal.

Como assumir o controle do algoritmo do Instagram

Não se surpreenda com o título. Isso mesmo. Você pode aproveitar ao máximo o algoritmo IG e aumentar o desempenho da sua conta. 

Você certamente já viu nas seções anteriores do artigo que isso não requer habilidades matemáticas avançadas, venda de seguidores instagram

Não precisa se preocupar em ficar invisível ou se perder. Se os algoritmos do Instagram mudaram, você também pode. 

Basta um pouco de motivação e conversão

Veja o que fazer: Torne-se um “postador” consistente. Este é definitivamente o primeiro passo que você deve dar se você ainda não fez isso. 

Mostre que você está lá e sempre tem algo a dizer.

A frequência ideal de postagens depende do seu nicho, estilo, metas, etc. 

Em qualquer caso, você deve mirar pelo menos um feed post por dia. 

Para Stories, você pode dobrar esse valor (ou seja, dois por dia). Mas não exagere e fique com um máximo de quatro postagens por dia.

1. Verifique seus DMs todos os dias

Você quer atenção? Então você também tem que dar um pouco. Todos os influenciadores de alto perfil confirmariam que interagem diariamente com seu público. 

Então pegue um exemplo dele e mantenha suas conexões. E não se trata apenas de responder DMs. 

O mesmo vale para curtidas e comentários. Devolva o favor ou pelo menos mostre sua gratidão.

2. Poste na hora

Esse é um dos fatores que podem afetar positivamente o algoritmo do Instagram. Logicamente, trata-se de alcançar seu público quando eles são mais acessíveis. 

Entenda isso como as horas em que eles não estão ocupados com o trabalho e, portanto, podem se concentrar em seus posts. 

As tendências podem variar de acordo com o fuso horário/região e o dia da semana. 

No entanto, a regra geral "antes/depois do trabalho" geralmente funciona bem. 

Não negligencie o intervalo para o almoço, especialmente porque em alguns países pode durar até três horas.

3. Use os diferentes formatos e seções

Mostre ao seu público que você está familiarizado com as várias funcionalidades da plataforma. 

Você pode não estar disposto a olhar para histórias "clássicas" todos os dias. 

Satisfaça-os com novos conteúdos. Isso lhe dá a oportunidade de transmitir suas mensagens de diferentes maneiras. Fotos, vídeos, textos etc. 

4. Integre hashtags em sua rotina social

Hashtags estão entre as raras coisas que não envelhecem. Pelo contrário, eles ainda são a linguagem preferida dos usuários de mídia social. 

Eles são baseados em combinações inteligentes de algumas palavras e fórmulas simples e permitem que você diga muito em um curto espaço de tempo. 

Aproveite para criar seus próprios ditados originais. Acredite, ainda é uma das melhores maneiras de educar seu público sobre o que esperar. 

Pode levá-los a prever a essência do seu conteúdo num piscar de olhos. 

E temos que lembrar que o algoritmo gosta de usar processos econômicos de tomada de decisão? 

Hashtags eficientes podem levar a interações mais rápidas e, portanto, a mais engajamento. 

5. Experimente ferramentas de análise

Com a ferramenta certa, você pode agir quase como seu próprio algoritmo do Instagram. Menos aleatoriedade significa mais poder. 

Então aproveite isso usando pelo menos uma das muitas ferramentas de análise do Instagram disponíveis no mercado. Contratar Assessoria de Imprensa

Precisa de métricas mais precisas para gerenciar melhor sua conta de negócios? 

O Instagram Insights está lá para avaliar seus anúncios, taxa de engajamento e muitos outros aspectos.

6. Última entrada no algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram tornou-se um grande tema de interesse desde a mudança organizacional em 2017. Mudar de um sistema cronológico para um algorítmico não foi fácil. 

Ainda hoje, usuários de todo o mundo têm que lidar com várias questões sobre otimização de contas. 

Felizmente, há uma série de táticas certas que funcionam em quase todos os casos. 

Com as informações neste artigo, você deve ser capaz de dominá-las muito rapidamente.

Quer mais seguidores e curtidas do Instagram para o seu perfil? Então visite nossa loja e compre seguidores do Instagram hoje. Torne-se um influenciador conosco!

 

PUBLICIDADE