HOME Notícias
Com chegada de óleo no litoral leste, Fortaleza tem 28 das 32 impróprias para banho

As informações são da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e diz respeito ao período entre o dia 24 e 30 de janeiro

Foto: Reprodução

Com a chegada de manchas de óleo em pelo menos cinco municípios cearenses, inclusive Fortaleza, a Capital possui apenas quatro praias próprias para banho. No total, são 28 pontos impróprios, incluindo todo o litoral leste. Ainda não há um pronunciamento de órgãos oficiais sobre o que teria provocado as manchas. 

As informações são da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e diz respeito ao período entre o dia 24 e 30 de janeiro. O resultado foi retirado a partir da análise de águas das próprias praias.

O mesmo em relação às praias do Litoral Leste do Ceará. Não há nenhum praia própria para banho entre as amostras analisadas. Pontos como Porto das Dunas, Marjolândia, Presídio e Prainha estão impróprios. Já a Cofeco, Cabo Verde, Pontal de Macieó e Redonda estão definidas como “em observação”, por apresentarem uma quantidade elevada de microorganismos. 

Por fim, no Litoral Oeste, apenas Taíba, Paracuru, Camocim e a Praia do Preá se encontram imprórias ou em observação. Icaraí, Cumbuco, Flecheiras e Mundaú estão todas prórprias. 

Praias na Capital

As únicas praias próprias para banho da Capital, segundo o boletim, é o posto 17, entre rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira (Litoral Norte), os postos 19 e 20, entre a avenida Rui Barbosa e o Aquário (Litoral Norte) e o posto 23, entre a avenida Philomeno Gomes até a rua Padre Mororó (Litoral Oeste). 

Segundo a Semace, são diversos os fatores que podem influenciar na qualidade das águas, como ligações clandestinas de esgoto, condições da maré, presença de animais, chuvas (pois leva sujeira até o mar pelas galerias pluviais) e concentração de edificações.

 

PUBLICIDADE