HOME Notícias
Ceará identifica primeiro caso de variante Mu e já registra 122 casos da Delta

Entretanto, a Mu é considerada uma Variante de Interesse que, apesar de necessitarem de observação, não são tão preocupantes como as variantes Alfa, Beta e Delta

Foto: Paho/Divulgação

O Ceará identificou a presença da cepa Mu (ou B.1.621) no Ceará. A variante, oriunda da Colômbia, foi identificada em duas viajantes, mulheres de 45 e 47 anos, que estavam no país e retornaram ao Ceará com sintomas gripais no dia 6 de julho. Ambas tomaram apenas uma dose da vacina. Entretanto, a Mu é considerada uma Variante de Interesse que, apesar de necessitarem de observação, não são tão preocupantes como as variantes Alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul), Gama (Brasil) e Delta (Índia).

Segundo a Sesa, o Ceará já registra 122 casos de pessoas infectadas pela variante Delta, distribuídos em 29 municípios. Destes, 39 não possuem registro de viagem ou de contato com viajantes, fato que comprova a transmissão comunitária da cepa. Do número total de infectados, apenas 39 tomaram vacina. Destes, apenas 20 completaram o ciclo vacinal. Até o momento um óbito foi registrado, no último 31 de agosto. O homem de 45 anos era obeso e não havia tomado a vacina contra Covid-19.

“Essa variante foi primeiramente identificada no Estado no dia 19 de julho e já temos quase 2 meses da presença da variante. Mas importante lembrar que estamos tendo uma expansão de municípios que detectaram a variante Delta. Semana passada estávamos com 25 municípios. Hoje temos 29”, indicou Ricristhi Gonçalves, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, em vídeo enviado para a imprensa. 

Segundo informações da Secretaria de Saúde, os pacientes identificados com as variantes são residentes dos municípios de Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Choró, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Ibiapina, Icó, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Paraipaba, Pentecoste, Poranga, Quixeramobim, Redenção, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Umirim, além de Brasília (DF), Campo Largo (PR), Maricá (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

 

 

PUBLICIDADE