HOME Notícias
Fortaleza inicia aplicação da terceira dose em idosos institucionalizados nesta quarta

Em Fortaleza, na primeira etapa da aplicação, o objetivo é vacinar os 862 idosos das 27 instituições de longa permanência, que integraram o primeiro grupo prioritário da vacinação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza iniciou nesta quarta-feira, 8, a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos institucionalizados. A imunização teve início na instituição Lar Torres de Melo, onde cerca de 164 idosos, que receberam a segunda dose há mais de seis meses. A terceira dose está sendo feita com vacinas da fabricante Pfizer/BioNTech. 

Em Fortaleza, na primeira etapa da aplicação, o objetivo é vacinar os 862 idosos das 27 instituições de longa permanência, que integraram o primeiro grupo prioritário da vacinação, que iniciou no Estado no dia 19 de janeiro. A imunização será in loco. 

“Inicialmente, Fortaleza aplicará a terceira dose em idosos institucionalizados, devido ao maior risco de contrair a infecção pelo coronavírus, em virtude da idade e da condição de institucionalizados. Os demais idosos serão contemplados tão logo o Município receba doses destinadas para tal”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza, em nota enviada para a imprensa. 

Terceira Dose

A aplicação da terceira dose partiu de uma decisão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que indicou que todos os imunossuprimidos que já tomaram a segunda dose da vacina há 21 dias e idosos a partir de 70 anos, há seis meses, poderão tomar uma terceira dose. 

A vacina para a dose reforço é a Pfizer. Entretanto, na falta do imunizante, a alternativa  deverá ser feita com as vacinas de vetor viral - que fazm do uso do vírus enfraquecido -, Janssen ou Astazeneca.

 

PUBLICIDADE