HOME Notícias
Instagram irá bloquear mensagens de adultos para adolescentes que não os seguirem

O Instagram anunciou quatro medidas de segurança, principalmente ligadas ao combate à pedofilia

Foto: Divulgação

O Instagram anunciou uma mudança nesta terça-feira, 16. Como novos recursos de política de segurança para menores de idade, o Instagram anunciou quatro medidas de segurança, principalmente ligadas ao combate à pedofilia. A primeira, e mais chamativa, é o bloqueio de mensagens de adultos para menores de idade que não os seguem. As atualizações são válidas para o mundo todo. 

Ao tentar enviar a mensagem, o usuário receberá uma notificação indicando que as mensagens não estão disponíveis. Para definir a permissão ou o bloqueio, a plataforma irá utilizar a idade indicada na criação da conta. É necessário ter pelo menos 13 anos para realizar um cadastro na rede social. 

Outra mudança faz alusão aos algoritmos usados para sugestão de contas. Os perfis e conteúdos de contas de menores de idade não aparecerão com tanta frequência para maiores de idade, e sim para pessoas da mesma faixa etária. 

A terceira medida é que, no caso de mensagens exageradas ou suspeitas no direct, o Instagram também enviará uma notificação para o menor de idade, indicando um "comportamento potencialmente suspeito" e dando ideias do que pode ser feito, como restringir as mensagens, reportar o problema para o aplicativo ou ainda bloquear o usuário.   

Por fim, a plataforma deverá incentivar novos usuários, menores de idade, a deixarem suas contas privadas.

Caso da plataforma Likee

As mudanças no Instagram vêm poucos meses após a rede social “Likee” ter se tornado alvo de pedófilos. Similar ao TikTok, a mídia é muito comum entre adolescentes e se trata de vídeos com músicas e filtros divertidos.

Entretanto, o aplicativo se tornou conhecido principalmente por perfis de homens adultos ou ainda idosos, que começaram a comentar e a tentar entrar em contato com as crianças, assustando os pais que encontravam mensagens suspeitas nas contas dos filhos. 

O aplicativo é permitido apenas para maiores de 16 anos. Entretanto, não é difícil burlar o sistema, fazendo com que crianças e adolescentes possam criar contas e utilizar a plataforma. 

 

PUBLICIDADE