HOME Notícias
Cearense Maria da Penha recebe prêmio hispano-francês "Mujeres Avenir"

A entrega do prêmio fez parte do “IV Congresso Internacional sobre Mulheres e Diplomacia em Madrid”

Foto: Cid Moreira/DIvulgação

A cearense e militante na luta pelos direitos das mulheres Maria da Penha recebeu o prêmio hispano-francês “Mujeres Avenir 2021”. A láurea foi entregue em reconhecimento à Lei Federal 11.340 do Brasil - também conhecida como Lei Maria da Penha, que integra na sua história de luta e superação.

A lei tem como o objetivo “coibir, prevenir e erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher”, “independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião”. 

A entrega do prêmio fez parte do “IV Congresso Internacional sobre Mulheres e Diplomacia em Madrid”, em colaboração com a Escola Diplomática da Espanha e a revista “Diplomacia Siglo XXI”.

“Também sou muito honrada, por ter recebido, em 2013, a Ordem de Cruz de Dama de Isabel La Católica, condecoração concedida pela Embaixada do Reino da Espanha. São iniciativas como essas que nos animam a continuar na luta por uma vida mais justa e igualitária, longe do medo e da opressão. A minha luta começou muito solitária, mas ao final a recompensa não foi pessoal, mas para todas as mulheres do meu país”, indicou Maria da Penha.

A cerimônia está disponível no Youtube:

Maria da Penha é conhecida nacionalmente e internacionalmente por ter lutado na justiça pela condenação de seu agressor, o seu marido, o colombiano Marco Antonio Heredia Viveros. Marco Antonio tentou matá-la duas vezes e somente 19 anos após o crime foi condenado, tendo cumprido apenas dois anos, o equivalente a um terço de sua pena.

 

PUBLICIDADE