HOME Notícias
Mesmo com aumento de leitos, taxa de ocupação de UTI segue em 89%

Por ser um número instável, é provável que o número ultrapasse 90% ainda esta semana, a depender do agravamento de outros pacientes

Foto: Divulgação

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas a pacientes com a Covid-19 estava em 89,43% na manhã desta segunda-feira, 8, porcentagem que vem sendo frequente nas últimas semana e vem motivando as restrições e o novo lockdown no Estado. O Ceará se junta a cerca de outros 16 estados com taxa de ocupação maior de 80%. Por ser um número instável, é provável que o número ultrapasse 90% ainda esta semana, a depender do agravamento de outros pacientes.  

Mesmo com o aumento frequente do número de leitos para UTI, o número segue estável nos 90% - com alguns pontos percentuais para cima ou para baixo - há algumas semanas. No Ceará, 19 dos 41 hospitais com leitos de UTI estavam com a capacidade em 100%, no meio da manhã desta segunda, segundo dados do IntegraSUS.

Leia também | Veja as últimas notícias sobre a Covid-19

Em relação ao Painel de Alerta da Covid, 180 dos 184 municípios do Estado seguiam com alerta “alto” ou “altíssimo”, três seguiam com risco moderado e apenas um, a cidade de São João do Jaguaribe, estava com risco “baixo”, considerado o “novo normal”.

Com 447.315 casos confirmados, o Estado já acumula 11.753 óbitos pela doença. Em relação à vacina contra o coronavírus, 225.052 pessoas no Estado haviam tomado apenas a primeira dose, enquanto 114.184 já haviam completado a segunda. 

Novos leitos

Segundo dados da Secretaria de Saúde, a previsão é que 200 novos leitos da Covid-19 sejam abertos com os hospitais de campanha do Estado, além das 169 já existentes. São seis hospitais de campanha de responsabilidade do Estado - quatro na Capital e dois no interior -, com leitos divididos da seguinte forma: 

• Hospital de Campanha no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) – 39 leitos

• Hospital de Campanha no Hospital Regional Norte (HRN) – 32 leitos

• Hospital de Campanha no Hospital São José (HSJ) – 20 leitos

• Hospital de Campanha no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) – 40 leitos

• Hospital de Campanha no Hospital de Messejana (HM) – 38 leitos

 

PUBLICIDADE