HOME Notícias
Pfizer conclui fase 3 da vacina contra coronavírus e indica eficácia de 95%

Empresa é a primeira a concluir a fase três

Foto: Divulgação

A farmacêutica americana anunciou na manhã desta terça-feira, 18, que conclui a fase 3 dos estudos de sua vacina contra o coronavírus e que alcançou 95% de eficácia. A empresa é a primeira a terminar a fase.

"Temos o orgulho de anunciar, junto com @BioNTech_Group, que o estudo de fase 3 de nossa vacina candidata # COVID19 atendeu a todos os endpoints de eficácia primária", escreveu a farmacêutica, no Twitter, anunciando os resultados.

Segundo relatório divulgado pela farmacêutica em seu site, a eficácia foi consistente em grupos de diferentes idades, sexos, raças e etnias, e, em em adultos com mais de 65 anos de idade, foi superior a 94%. A vacina foi aplciada em grupo de mais de 43 mil voluntários e foi bem tolerada, sem problemas graves de segurança. Os eventos advseros mais comuns foram cansaço (3,8%) e dores de cabeça (2%). O comunicado também indica que os estudos analisaram 170 casos confirmados da doença e que somente 8 destes casos tomaram a vacina. Os outros 162 tomaram o placebo.

A empresa afirmou que irá enviar um pedido de uso emergencial à agência reguladora dos Estados Unidos, a Food Nad Drug Administration (FDA) em alguns dias, mas sem revelar data específica.  

Segundo comunicado da Pfizer Brasil, duas cidades brasileiras, uma em São Paulo e outra na Bahia, foram escolhidas para participar da fase clínica do estudo. 

Desenvolvida em parceria com a empresa alemã BioNTech, a vacina, chamada de chamada de BNT162b2, havia demonstrado primeiramente uma eficácia de 90% no começo de novembro

A Frisson entrou em contato com a assessoria da Anvisa para saber sobre negociações com a Pfizer, mas ainda aguarda resposta. 

A  Fase 3

A terceira fase de uma vacina é quando é testada, de fato, sua eficácia e segurança em seres humanos, sendo a última antes da produção em larga escala e da distribuição. Ao contrário da primeira e segunda fases, em que a vacina é testada em grupos menores, são necessários milhares de voluntários para garantir o sucesso da etapa. 

Também é a última fase antes da obtenção do registro sanitário que, no Brasil, é disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que possa, de fato, ser disponibilizada para a população. 

Na terceira fase da vacina da empresa Johnson & Johnson, participantes de forma aleatória irão receber a vacina, enquanto outros receberão o placebo - sem a fórmula da imunização -, de forma a garantir a eficácia completa. 

PUBLICIDADE