HOME Notícias
Ceará registra mais de mil casos em um dia; Sesa relaciona aumento com atraso em resultados

Na noite desta segunda-feira, 16, o Ceará registrava 286.674 casos da doença e 40.837 em investigação

Foto: Divulgação

O Ceará registrou pelo segundo dia seguido mais de mil novos casos do novo coronavírus. Entre o último domingo, 15, e segunda, 16, 1.373 novos dianósticos positivos foram adicionados na plataforma IntegraSUS. Na noite desta segunda-feira, 16, o Ceará registrava 286.674 casos da doença, 40.837 em investigação e 9.443 óbitos. Entre sábado, 14, e domingo, 15, o aumento havia sido de 1.093 casos. 

Segundo a Secretaria de Saúde, por meio de nota enviada para a imprensa, o aumento é devido ao retardo de processamento e resultados de alguns casos, fazendo com um grande número de novos casos sejam confirmados de uma vez. 

“Na semana passada, a Sesa começou a sanar problemas de processamento dos dados da integração com os laboratórios particulares. Isso fez com que houvesse, somente na quinta-feira, por exemplo, um aumento de 2.482 casos confirmados da Covid-19 no Estado em relação à atualização do dia anterior do boletim epidemiológico do IntegraSUS”, diz a nota. 

Leia também | Pesquisa da Secretaria de Saúde indica casos de reinfecção da Covid-19 no Ceará

Na quinta-feira, 12 de novembro, também houve um acréscimo além da média na plataforma. Neste dia, houve um aumento de 2.482 casos confirmados da Covid-19 no Estado. Segundo nota enviada pela imprensa pela Secretaria, "o acréscimo de casos confirmados se distribui ao longo dos meses anteriores, como mostra a curva epidemiológica, e não necessariamente são referentes às últimas 24 horas".

Também no início de outubro, uma situação similar ocorreu, segundo nota da Sesa. “Com base em novos critérios adotados pelo Ministério da Saúde (MS), o procedimento encerrou casos suspeitos que se encontravam pendentes de confirmação. Com isso, em um único dia (5/10), foram descartados 32.003 casos suspeitos e homologados mais 11.482 mil casos da doença no Ceará, registrados entre março e setembro de 2020”.

Coronavírus

De acordo com o último boletim epidemológico divulgado pela Secretaria Municipal de Fortaleza em relação aos casos da Capital, que faz referência à semana entre o dia 5 e 12 de novembro, a média móvel dos casos havia reduzido 60% em relação à registrada há duas semanas. Entretanto, houve um "incremento da transmissão, iniciado em outubro", que persistia. 

Na manhã da terça-feira, o site do IntegraSUS estava passando por uma “manutenção programada” para atualizar os indicadores. 

 

PUBLICIDADE