HOME Notícias
Doutor Cabeto recebe a Medalha Doutor Periguary de Medeiros


Fotos: Divulgação / Câmara Municipal de Fortaleza

O ex-secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Sobrinho (Doutor Cabeto), recebeu a Medalha Doutor Periguary de Medeiros, em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, na última quarta-feira, dia 1. A homenagem foi proposta pelo presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT), que também presidiu a solenidade. 

Após receber a medalha e o certificado da mesma, o homenageado fez seus agradecimentos: “Quero ressaltar o trabalho da procuradoria de justiça e da imprensa na publicização das decisões durante a pandemia, algo que poucos falam, mas que merece o reconhecimento. Meu tio homônimo, sempre dizia que a Câmara dos Vereadores é a casa mais importante numa democracia. Essa medalha me honra por ser dada por essa nobre casa, onde estive por diversas vezes apresentando projetos. Quero ressaltar o trabalho do HGF que foi uma das unidades mais importantes durante a pandemia. Em nome dos profissionais daquela unidade quero agradecer aos profissionais dos cinco cantos do Ceará”, disse.

 

Na ocasião, a mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, Antônio Henrique; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão; pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; pelo procurador da República no Ceará, Alessander Sales e pelo primeiro vice-presidente da CMFor Adail Júnior (PDT). Participaram também da sessão os vereadores Léo Couto (PSB), Stélio Frota (PMB) e Eudes Bringel (PSB).

O homenageado

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceara (UFC) e doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor-associado da UFC, tem experiência na área da Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nas áreas de sistema nervoso autônomo, sistema cardiopulmonar e doença de Chagas. Atua principalmente nos seguintes temas: autonomic nervous system, cardiopulmonary baroreflex, cardiovascular reflex, chagas disease e baroreceptors.

É um dos associados fundadores do Instituto de Ciências Médicas, que iniciou em 2016 o projeto Clássicos na Lagoa, que leva música clássica para as margens da Lagoa do Porangabussu, numa perspectiva de estimular a fruição artística como elemento de qualidade de vida. Foi diretor médico do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e um dos idealizadores do grupo de implantação do Distrito de Inovação em Saúde de Porangabussu.

Em seu primeiro ano de gestão, estabeleceu novos critérios para preenchimento dos cargos nos consórcios de saúde no Estado, a fim de garantir qualificação dos escolhidos e critérios técnicos. Principal porta-voz do Governo, durante a pandemia da Covid-19, quando esteve à frente da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Na sua gestão, o Ceará foi reconhecido pela transparência nas informações sobre a Covid-19; o Estado ampliou UTI’s no interior. Trabalhou também por mais recursos para a Saúde; lançou o maior concurso publico e o novo modelo de valorização do servidor público. O Ceará foi um dos primeiros estados a realizar medidas de distanciamento e aquisição de equipamentos para atender os pacientes por Covid-19; teve reconhecimento global como gestor durante a crise ocasionada pela pandemia.

PUBLICIDADE