HOME Notícias
Limite de transferência via PIX durante a noite passa a valer nesta segunda-feira, 4

A ideia é conseguir impedir transferências de altos valores no caso de sequestro, por exemplo

Foto: Folhapress

A partir desta segunda-feira, 4, o Banco Central irá limitar o valor de transferência para R$ 1 mil por meio da plataforma PIX entre às 20h e 6 horas. A mudança é uma medida de segurança e a regra se aplica tanto para transações entre pessoas físicas quanto para Microempreendedores Individuais (MEIs). 

É possível pedir uma ampliação desse valor, mas a alteração não é automática e o banco terá entre 24 e 48 horas para atender à solicitação. A ideia é conseguir impedir transferências de altos valores no caso de sequestro, por exemplo. Também é possível cadastrar contatos específicos que poderão receber mais de R$ 1 mil a qualquer hora do dia. 

Em março de 2021, o Banco Central anunciou que mais de 50 milhões de pessoas já haviam realizado o cadastro no Pix. Mais prático, a plataforma não cobra tarifa e realiza a transferência de forma imediata. A facilidade acabou atraindo golpistas, principalmente de estelionato e extorsão, o que motivou o Banco Central a realizar as mudanças. 

Já no dia 16 de novembro, novas mudanças serão aplicadas à plataforma. No caso de transferências suspeitas, o banco poderá bloquear o crédito na conta do destinatário. O bloqueio varia entre 30 minutos e uma hora. Outra alteração é que os usuários terão que passar por etapas extras antes de confirmar a operação para contas marcadas pelo Banco Central de forma a impedir a utilização de contas de aluguel. 

 

 

PUBLICIDADE