HOME Notícias
Ceará é segundo lugar do Nordeste em inovação, diz pesquisa da Fiec

O top 5 do Índice de Inovação é composto pelos estados São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná

Foto: Divulgação

O Ceará ocupa o segundo lugar do Nordeste e o 11º do Brasil em inovação, é o que diz a terceira edição do Índice de Inovação dos Estados, publicado nesta quinta-feira, 29, pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O Estado fica atrás apenas de Pernambuco, que ficou em 10º lugar no ranking nacional. Em relação ao índice anterior, o Ceará manteve as mesmas posições.

O top 5 do Índice de Inovação é composto pelos estados São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná.

Já na categoria de Capacidades, que indica investimento público, capital humano, infraestrutura etc, o Ceará já aparece na 9º colocação nacional. Entretanto, quando considerada a dimensão Resultados, como competitividade global, produção científica e empreendedorismo,  o Estado ocupa 14º lugar, duas posições abaixo que no último índice. 

Segundo a pesquisa, a classificação do Estado nessas duas dimensões indica que, apesar de possui capacidade para inovação, o Ceará não consegue refleti-la em resultados promissores. 

Atrás do Sul e do Sudeste, o Nordeste ficou em terceiro lugar na categoria das regiões em relação ao Índice Fiec de regiões. Após ele, estão o Centro Oeste e Norte.

 

PUBLICIDADE