HOME Notícias
Hotel Sonata disponibiliza espaço para divulgação de artesanato cearense e favorece a economia

Com peças dos mais diferentes materiais, entre barro, corda, madeira e palha, as peças espalhadas pelo lobby não só são apreciadas pelos hóspedes, como podem ser adquiridas

Foto: Divulgação

Visando valorizar a arte cearense e criar um espaço de divulgação para o artesanato do Estado, o Hotel Sonata de Iracema, na Beira Mar de Fortaleza, ampliou o espaço destinado apenas a artistas e artesãos cearenses. Com peças dos mais diferentes materiais, entre barro, corda, madeira e palha, as peças espalhadas pelo lobby não só são apreciadas pelos hóspedes, como podem ser adquiridas, de forma a valorizar a rotatividade da arte e estar sempre comprando novas peças.

À frente do hotel, a empreendedora Ivana Bezerra indica que a peça é vendida pelo preço de compra, de forma que o estabelecimento possa ainda estar sempre adquirindo novas peças. 

“Eu sempre procurei valorizar a minha terra nas dependências do Hotel Sonata. Com a pandemia, resolvi substituir tudo que não fosse feito no Ceará por peças de artesãos cearenses. Hoje 100% da decoração do lobby do Sonata é feita com peças do Estado. A gente vende para o cliente pelo mesmo preço que comprou do artesão para que a gente possa repor por outras peças. Então, o turista sai satisfeito porque ele compra por um bom preço e a gente ainda ajuda o artesão comprando mais dele”, destaca ela, que inaugurou o hotel há cerca de 16 anos. 

Segundo o superintendente do Sebrae do Ceará, Joaquim Cartaxo, a iniciativa é fundamental para apoiar empreendimentos da economia criativa, de forma que devem servir de exemplo para outras empresas do Estado, visto que os pequenos negócios foram um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus. “Esta conexão entre segmentos como a economia criativa e os meios de hospedagem, por exemplo, abrem novas possibilidades onde todos saem ganhando e são fundamentais para ajudar alguns empreendedores a superam os efeitos da crise gerada pela pandemia”, indica. 

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, realizada no período de 25 de fevereiro a 1º de março deste ano indicou que 84% dos empreendedores da economia criativa sofreram algum tipo de prejuízo em 2020 em relação a 2019. 

Lazer Seguro

Sustentável, o Hotel Sonata foi o primeiro hotel do Estado a receber o selo de Lazer Seguro da Secretaria de Saúde, em dezembro de 2020. O selo foi previsto no decreto estadual, que determina os hotéis, para funcionarem durante o decreto, devem obter antecipadamente o Selo Lazer Seguro da Secretaria de Saúde, mediante comprovação do cumprimento do limite total de 80% de sua capacidade. 

 

PUBLICIDADE