HOME Notícias
Ricardo Cavalcante toma posse como novo presidente da Associação Nordeste Forte

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, 22, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e foi restrito apenas a convidados

Foto: Divulgação

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, tomou posse como novo presidente da Associação Nordeste Forte. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, 22, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e foi restrito apenas a convidados. 

Na noite, também tomaram posse Eduardo Prado, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), como vice-presidente Financeiro da Associação, e José Carlos Lyra, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), como vice-presidente secretário.

Associação sem fins lucrativos, a Nordeste Forte foi fundada em 2016 e é presente nos nove estados nordestinos por meio das Federações. O órgão objetiva promover ações de desenvolvimento socioeconômico do Nordeste, estimulando a competitividade e estimulando o crescimento da economia. 

Ricardo substitui Amaro Sales. Durante o evento, o ex-presidente foi homenageado e teve suas iniciativas relembradas. Uma delas, a Programação Prioritária do Nordeste 2019 – 2022, que inclui um conjunto de ações para valorizar a indústria nordestina no âmbito econômico nacional. 

Empolgado com o novo cargo, Ricardo destaca o potencial nordestino por seu “potencial tático” de riquezas, tanto naturais quanto humanas, sendo uma região com grande capacidade de crescimento.

“É com muito otimismo que pretendemos iniciar nosso mandato na Associação Nordeste Forte, pois temos razões de sobra para acreditar em uma indústria nordestina pujante, arrojada e conectada com o mundo contemporâneo. Assumo o cargo na certeza de que iremos trabalhar coletivamente para identificar os principais gargalos que comprometem o crescimento da nossa indústria e atuar de forma inteligente usando todos os recursos tecnológicos e humanos de que dispomos em nossos estados”, afirmou Ricardo, em seu discurso. 

Outro destaque da posse foi a menção ao Hub de Hidrogênio Verde, fonte de energia sustentável lançada pelo Governo do Ceará com o apoio da Fiec e da Universidade Federal do Ceará (UFC) e que objetiva ser um grande complexo de distribuição internacional. 

O novo presidente

Natural de Fortaleza, o industrial José Ricardo Montenegro Cavalcante é formado em Gestão Financeira e participou de diversos programas internacionais de capacitação, como o de Inovação em Estratégia Competitiva, da Florida International University, e o programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação, da Universidade SDA Bocconi School of Management, na Itália. 

Fez extensão em Gestão Estratégica em Tempos de Turbulência e Disrupção, no Brasil e em Miami, participou de alinhamento conceitual sobre o ambiente de inovação suíço no Swiss Business Hub e concluiu o curso Gestão de Negócios na Era Digital na SC Johnson College of Business, nos Estados Unidos.

 

PUBLICIDADE