HOME Notícias
Setfor ressalta cumprimento de protocolos, mas vê com bons olhos chegada de turistas em Fortaleza

O secretário reforça que a Secretaria está em contato com diversas associações e entidades para reforçar a necessidade do cumprimento de protocolos

Foto: Divulgação

Na semana passada, Fortaleza foi emplacada pela CVC como o principal destino dos brasileiros para a época do Carnaval 2021. Mesmo sem feriado ou festejos, visto que foram cancelados mediante decreto estadual, a Cidade deverá receber um número relevante de turistas para a semana do dia 15 e 16 de fevereiro. 

Em entrevista exclusiva para a Frisson, o titular da pasta de Turismo de Fortaleza diz ver o resultado das pesquisas como uma boa notícia, visto que o turismo é um dos principais setores econômicos da Capital. “Temos duas coisas urgentes em Fortaleza. Uma é a questão da vacinação, que já está sendo encarregada. A segunda é a retomada da economia, e o turismo acaba sendo uma das atividades, além de apresentar quase 1/3 do PIB, é a atividade que mais rapidamente retoma. Isso é uma notícia muito boa”, indica o secretário. 

O secretário reforça que a Secretaria está em contato com diversas associações e entidades para reforçar a necessidade do cumprimento de protocolos e que tem percebido uma boa respostas. 

“Nós temos uma integração permanente com o presidente do Convention Birot, com a associação dos guias de turismo, com o pessoal da Abrasel, exatamente sobre os protocolos que precisam ser seguidos, não só no caso para o fortalezense, mas para  o turista também”.

Por fim, o secretário reforçou a necessidade do cumprimento real dos protocolos em todo o setor, incluindo hotéis, bares, restaurantes e agências de passeio. 

Previsões de retomada

O secretário indica que a previsão é que o turismo interno seja retomado principalmente no segundo semestre, com o decorrer das vacinações contra o novo coronavírus no Brasil. A vacinação iniciou no último dia 18 de janeiro em todo o País e segue na imunização dos grupos prioritários. 

Já para o turismo internacional, o secretário prevê uma retomada maior em 2022, quando grande parte dos brasileiros deverá ser vacinada. 

Situação atual

Até o momento, o Ceará possui um acumulado de 368.281 casos confirmados da Covid-19  e um total de 10.432 óbitos, segundo dados desta quinta-feira, 28, do IntegraSUS. Nesta semana, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou que Fortaleza deverá ganhar um aumento de 162 leitos nos próximos 15 dias.

 

PUBLICIDADE