HOME Notícias
Atletas do hipismo cearense conquistam título inédito

Foto: Divulgação

As amazonas Maria Paula Gomes e Júlia Passamani e os cavaleiros Bruno Porto e Artur Torres estiveram, na última semana, em Joinville (SC), sob a tutela do seu instrutor e chefe da equipe, Jorge Luis Passamani, disputando com atletas de todo o Brasil. Além do ouro por equipes, as duas amazonas ainda brilharam na disputa individual. Júlia Passamani levou o bronze e Maria Paula ficou em 5º lugar individual, resultado expressivo para uma competição que reuniu cerca de 100 dos melhores atletas de todo o País, que buscavam não só títulos brasileiros, mas também vagas para representar o Brasil no Campeonato Sul Americano da Juventude 2022, que acontece no fim do ano em Mar del Plata, na Argentina.

Além do título de Campeão Brasileiro 2022, o Ceará conquistou também duas das 10 vagas para a equipe que vai representar o Brasil na competição internacional. Júlia Passamani e Bruno Porto já estão classificados para a equipe brasileira e voltam para casa com essa responsabilidade a mais, e ainda há chances de uma terceira vaga vir para a equipe do Ceará, pois Paula Gomes segue na lista de escolha subjetiva do técnico da Confederação Brasileira de Hipismo e com boas possibilidades de também compor o time.

“Nós estamos muito orgulhosos dos nossos atletas. O Ceará nunca tinha alcançado o título nessa categoria que é tão disputada e importante para a formação de novos atletas olímpicos. No ano passado, conquistamos a prata e voltamos com o compromisso de treinar mais para buscar o ouro. E foi exatamente isso que esses pequenos grandes atletas fizeram. Cada um deles se comprometeu com os treinos e deu seu máximo pra chegar até aqui”, relata Jorge Luis Passamani, cavaleiro profissional e chefe da equipe do Ceará. 

A presidente da Federação Equestre do Ceará, Renata Holanda, reforça a importância da conquista. “Esse título é muito grandioso para o esporte e para nosso estado. Treinamos aqui no Ceará, longe das regiões Sudeste e Sul, onde acontece a maior parte das competições nacionais, e mesmo assim conseguimos chegar lá e competir em igualdade de condições. Desenvolvemos aqui no Ceará uma capacidade de treinamento quer não deixa a desejar para lugar nenhum do Pais e viramos um nascedouro de grandes atletas”, afirma. 

“Além de agradecer o esforço dos atletas, não podemos deixar de mencionar seus pais, que também mudam a rotina e dão tudo para que seus filhos consigam ter as melhores condições de treinos. Há ainda toda uma equipe por trás desse resultado, formada pelos tratadores, picadores de cavalos, veterinários, motorista do caminhão, entre outros envolvidos. Importante destacar também os patrocinadores e parceiros que tornam esse sonho possível: Mob e Wirelink, True Ability Equus, Cheval Sellier, Lavizoo, Integral Mix e Chevaux. E encerro aqui com um reconhecimento a animais muito especiais e que merecem toda nossa gratidão, que são aos cavalos da nossa equipe campeã: JLP Aldebaran 3K, JLP Emily Polana, JLP Beatriz e JLP Maria Bonita”, acrescenta Jorge Luis Passamani.

Fonte: Capuchino Press

PUBLICIDADE