HOME Notícias
Museu de Arte Contemporânea do Ceará e Museu da Cultura Cearense reabrem após reforma

A visitação aos musesu é gratuita e ocorre de quarta a domingo, das 9h30min às 12h30min (acesso até o meio dia) e das 14h30min às 17h30min (acesso até as 17 horas)

Foto: Luiz Alves/Divulgação

Fechados para reforma desde fevereiro de 2020, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragçao) e o Museu Cultura Cearense, no Dragão do Mar, reabriram na última quarta-feira, 1º. Com nova pintura e a estrutura de metal recuperada, os espaços apresentam mostras inéditas em celebração ao retorno. 

A visitação aos musesu é gratuita e ocorre de quarta a domingo, das 9h30min às 12h30min (acesso até o meio dia) e das 14h30min às 17h30min (acesso até as 17 horas). Os museus também seguem as normas sanitárias do novo decreto estadual, que inclui uso de máscara e limite de 50% da capacidade de pessoas.

No Museu de Arte Contemporânea do Ceará, a exposição em destaque é a mostra “Um Atlas para Hélio Rôla”, que reune mais de 300 produções do artista fortalezense, incluindo obras de seu acervo particular. A proposta é acompanhar os 50 anos da carreira do artista por meio de suas ilustraççoes, esculturas, xilogravuras, colagens etc. 

Também no MAC Dragão, está a exposição coletiva “Um desvio nem sempre é um atalho”, que inclui obras de 11 artistas cearenses e de outros estados do País, como Rio de Janeiro em São Paulo. Os nomes que compõem os artistas selecionados pela curadoria são Chico da Silva, Eduardo Eloy, Grupo Aranha, Hélio Rôla, Hudinilson Júnior, Júnior Pimenta, Leonardo Videla, Leya Mira Brander, Paulo Bruscky, Sérgio Pinheiro e Siegbert Franklin.

Já o Museu da Cultura Cearense segeu com a exposição tradicional “Vaqueiros”, que já completa 20 anos em cartaz, reunindo mais de um milhão de visitantes. Passeando pela história e pelo cotidiano do sertanejo, a exposição inclui diversas peças, registros e reproduções de cenários do vaqueiro, um personagem importante para a história do Estado. 

O Dragão do Mar também anuncia a reabertura da Biblioteca Leonilson, localizada no piso intermediário do MAC Dragão. Com cerca de duas mil obras no acervo, a biblioteca disponibiliza conteúdos nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea etc.

A reforma

Com um investimento de R$ 4.421.929,8 milhões por parte do Governo do Estado, a reforma dos museus iniciou em fevereiro de 2020 junto a outros espaços do equipamento e inclui impermeabilização do corredor de circulação, pintura externa e interna e outros serviços. Atualmente, a passarela do Dragão, onde fica a cafeteria, segue em reforma. Já o Planetário já está com a reforma finalizada mas, devido à pandemia, segue fechado.

Segundo a comunicação do Dragão do Mar, a reforma segue em áreas internas, recuperação das estruturas de metal (coberta e passarelas) e a impermeabilização do corredor de circulação. O anfiteatro também está em reforma. Já os banheiros externos já foram entregues.

“A reabertura dos Museus do Centro Dragão do Mar vem no momento certo. De um lado temos o processo gradual e seguro de reabertura dos equipamentos públicos culturais, liderado com muita responsabilidade pela Secult e o Governo do Ceará junto ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. O Instituto Dragão do Mar tem acompanhado de perto e apoiado esse processo. Enfim, podemos reabrir, aos poucos e com todos os cuidados, as portas desses espaços tão essenciais, de contato com a arte e fruição cultural”, é o que ressalta Rachel Gadelha, diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar, Organização Social responsável pelo Dragão do Mar e por outros equipamentos culturais, em nota enviada para a imprensa. 

PUBLICIDADE