HOME Notícias
Novas cores, transformações e tratamentos: mudanças capilares são motivadas por isolamento social

Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus e o isolamento social foi - e está sendo - um momento de introspecção, reflexão e, por consequência, de mudanças e transformações. Se algumas pessoas decidiram mudar o quarto, o emprego ou os hábitos, outras focaram sua energia para ousar e repensar os cuidados com o cabelo. 

De novas cores a investir em transição capilar e focar em cuidados no cabelo, a pandemia fez com que as pessoas olhassem mais no espelho e prestassem mais atenção mas madeixas. 

“Durante esse período de isolamento, no começo eu relaxei um pouco com os cuidados do cabelo, mas aí comecei a cuidar de novo, a hidratar, a aparar as pontas  e a mudar de cor gradualmente”, é o que explica Ralúsia Nunes, estagiária da Biblioteca Estadual do Ceará. No começo, sem motivação e sozinha em casa, a estudante viu o cabelo como uma forma de superar o momento de crise. 

“Ajudou a me reencontrar. Eu já tinha o hábito de mudar o cabelo, mas não tinha motivação para fazer nada, estava me sentindo feia, não tava me sentindo eu mesma. (...) O meu cabelo me ajuda a passar por esses momentos de crise. Como eu gosto muito de mudar - o cabelo cresce e muda - a minha autoestima está bem ligada”, indicou ela, explicando que desde de 2020 que faz o processo de mudança de cor em casa, passando do castanho para o ruivo e indicando que já pensa em pintar de roxo. Outra mudança nova, feita de 2021, foi quando Ralúsia decidiu, a partir de uma personagem de um seriado, cortar seu cabelo acima das orelhas. “Eu me senti maravilhosa”. 

Foto: Acervo Pessoal

O cuidado com o cabelo e a busca por tendências e padrões foi uma mudança observada pela psicóloga e cabeleireira Luana Souto. “Durante a pandemia acredito que nós aprendemos a nos conhecer ainda mais, a nos amar ainda mais, a nos valorizarmos e nos priorizamos. Com esse novo comportamento, [as pessoas] estão se permitindo a ousar mais em cortes, cores e outros procedimentos capilares, sem preocupações com ‘tendências e regras’ ditadas pelo Mercado da Beleza, valorizando e dando muito mais importância a ‘personalização de seu próprio estilo’”, destaca a profissional, que atualmente é dona do Salão Spetacollare, na Aldeota. 

Luana destaca que a busca por uma saúde capilar completa também começou a fazer parte da rotina. Especialista em terapia capilar, a profissional ressalta que começou a perceber uma demanda maior pela busca de tratamentos, principalmente devido ao aumento da queda de cabelo causada pela Covid-19 e também pela ansiedade. O tratamento ajuda na reestruturação do fio, tratando do couro cabeludo, de patologias e outros processos inflamatórios que afetam a estética do fio. 

Animada com as mudanças e pronta para receber novos clientes, Luana acredita que a busca por novos padrões estéticos e pelos cuidados dos fios é uma tendência que veio para ficar. “Os benefícios desse novo comportamento são enormes a longo prazo, por isso acredito que sim, essas mudanças não só vieram para ficar como mudarão novos hábitos de cuidados com nossa saúde como um todo. Mesmo sem perceber, estamos mais seguras de si e esse comportamento de nos priorizarmos nos faz menos dependentes da ‘aceitação alheia’. Estamos mais belas, livres, independentes, seguras e valorizando cada dia mais a nossa saúde e autoestima”.

 

PUBLICIDADE